Se
você tem uma filmadora portátil, deve estar acostumado com gravação
de vídeo e áudio na mesma fita. O áudio e o vídeo são sempre
sincronizados, pois são registrados ao mesmo tempo.
Na
gravação de um filme, as capturas de áudio e vídeo são feitas
separadamente. O filme é gravado com uma câmera e o áudio, em um
gravador de fitas magnéticas analógico (ou, mais recentemente, em
formato digital, como a fita DAT). Por serem capturados em
equipamentos diferentes, é necessária uma maneira de
sincronizá-los.
A
claquete (uma espécie quadro ou placa preta e branca) é o método
tradicional de realizar tal sincronização. A parte de baixo da
claquete consiste em uma espécie de lousa, na qual é possível
escrever informações como o número da cena e da tomada. Essas
informações ajudam na identificação das cenas no processo de
edição. Quando o gravador de áudio e a câmera começam a
capturar, o operador da claquete a posiciona na frente da câmera, lê
as informações e bate a claquete. Durante o processo de edição, é
fácil sincronizar a imagem da claquete com o som da batida gravado.
A
claquete digital é a versão mais recente. O gravador de áudio
contém um gerador de timecode. O timecode é gravado sem
interrupções em uma das faixas da fita e também pode ser
acompanhado em um visor digital na claquete. Ao ver a imagem da
claquete digital, antes de a ação começar, o editor sabe
exatamente o timecode do áudio e pode sincronizá-lo com a imagem.
Algumas claquetes digitais ainda são feitas como as antigas. O visor
digital é de extrema importância na identificação de uma cena
durante o processo de edição.
Fonte: How Stuff Works
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