segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como funciona o cinema IMAX?

Introdução

Se você já esteve em um cinema IMAX e viu um filme IMAX, sabe que é uma experiência muito diferente da que se tem nos cinemas padrões.
Neste artigo, veremos tanto a tecnologia quanto o processo do IMAX. A tecnologia inclui os cinemas e os projetores, enquanto o processo envolve as etapas que uma produtora precisa executar para criar um filme IMAX. Para conhecermos os desafios desta mídia incrível, entrevistaremos Michael Lewis, que co-produziu o filme IMAX "T-Rex: A Era dos Dinossauros" e produziu e financiou "Siegfried and Roy: The Magic Box", dois dos filmes IMAX mais famosos que já foram feitos.


Produtor e Financiador de Filmes IMAX, Michael V. Lewis

A experiência IMAX

Logo que você entra em um cinema IMAX, uma diferença fica imediatamente óbvia: a tela é gigantesca. Existem dois tipos diferentes.

Cinemas IMAX - um cinema IMAX padrão, com uma imensa tela retangular. Uma tela IMAX normal tem 16 m x 22 m, mas podem ser bem maiores. A maior tela tem 30 metros de altura. Ela é muito maior do que a tela de um cinema padrão.

Cúpulas IMAX - a cúpula fornece uma tela hemisférica, que abrange o cinema todo. As cúpulas podem ter até 30 metros de diâmetro.




Tanto no cinema IMAX quanto na cúpula, o efeito é impressionante. A tela é grande o bastante para preencher seu campo de visão e, ao fazer isto, ela dá uma incrível sensação de imersão, o que melhora a sensação demovimento. 

Para que esta tela gigantesca seja preenchida por uma imagem nítida, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70 mm, únicos na indústria.



Os filmes IMAX são aproximadamente dez vezes maiores que os filmes de 35 mm

A maioria dos filmes que você assiste no cinema vem no formato de 35 mm. A estrutura tem 35mm de largura e é retangular: elas são muito largas para sua altura, então a imagem é comprimida para o formato de 35 mm e expandida pelo projetor para preencher a tela.

Alguns filmes vêm no formato de 70 mm, que fornece aproximadamente o dobro da resolução, e a estrutura tem naturalmente a mesma largura da tela, então a compressão não é necessária.

O filme IMAX é chamado de filme de formato 15/70. Cada estrutura tem 70 mm de altura e 15 perfurações de largura. Em outras palavras, o tamanho do filme é aproximadamente dez vezes maior do que o filme padrão de 35mm. Além disso, o tamanho do filme dá ao filme IMAX uma claridade incrível.



O filme 15/70 faz do projetor um dispositivo único. Se você leu Como funcionam os projetores de filmes, entende o mecanismo básico de um projetor de 35 mm:
  • o filme entra na parte superior do projetor;
  • um gancho ou uma roda motriz avança o filme de uma estrutura e o segura firmemente na frente da luz;
  • um obturador se abre e permite que a luz passe pelo filme e pelas lentes em direção à tela numa fração de segundo.


Num projetor IMAX, o filme é tão grande e pesado, que o projetor não pode usar um gancho para movimentá-lo. Além disso, é difícil segurar uma estrutura de filme tão grande, de forma perfeitamente plana, em relação às lentes. Por isso, o projetor IMAX é totalmente diferente de um projetor normal:

  • o filme passa por ele horizontalmente;
  • um sistema à vácuo leva cada imagem para um pedaço de vidro na frente das lentes, para que a imagem seja completamente orientada na frente delas;
  • o obturador se abre durante um período de tempo maior do que em um projetor normal, a fim de deixar mais luz passar. A lâmpadado projetor é uma unidade de 15 mil watts de xenônio resfriado pela água.





Toda essa avançada tecnologia significa que um projetor IMAX pesa quase 2 toneladas (1.800 kg): o mesmo peso de um carro pequeno.


Inovações IMAX

Desde sua estréia, o IMAX tem feito de tudo para criar a experiência mais realista possível em filmes. Veja abaixo o que várias das inovações apresentadas nos cinemas IMAX incluem.


  • Tecnologia de cúpula - permite que a imagem cubra totalmente a sua visão periférica
  • Tecnologia 3D - usa tanto a tecnologia do obturador de vidros polarizados quanto a de LCD para exibir filmes em 3D.
  • 48 estruturas por segundo - é o dobro da média padrão e aumenta os detalhes de visualização.
  • Sistemas avançados de som - usam um sistema de som de 6 canais e, em alguns cinemas, pode-se usar um headset que fornece dois canais extras de som para cada espectador.


Juntando todas estas características, os cinemas IMAX criam a experiência cinematográfica mais realista e intensa que existe.


Produzindo um filme IMAX

Assistir a um filme IMAX é uma experiência incrível, mas o processo de criação deste filme é mais incrível ainda.

Por vários motivos, a produção do filme IMAX é muito mais complexa do que a de um filme normal. Para entender o processo, conversamos com Michael Lewis, da L-Squared Entertainment, que co-produziu "T-REX" e produziu e financiou "Siegfried and Roy: The Magic Box", dois famosos filmes IMAX em 3D.




Estes dois filmes são especialmente interessantes do ponto de vista de suas produções. Eles não são apenas gravados em filmes IMAX 15/70, mas também são gravados em 3D e usam muitos efeitos computadorizados(CG).


Devido ao tamanho da tela e ao incrível detalhamento de uma imagem IMAX, a qualidade dos efeitos computadorizados precisa ser perfeita para funcionar em uma tela IMAX. Por exemplo, os dinossauros do filme "T-REX" têm cinco vezes mais detalhes do que os dinossauros dos filmes "Jurassic Park", o que significa que é preciso cinco vezes mais energia do computador para fazer cada imagem do "T-REX" e cinco vezes mais espaço de armazenamento.

Segundo Lewis, um dos desafios ao se produzir um filme IMAX é o tamanho do filme.


  • A câmera é imensa - ela pesa 109 kg, então é necessário suportes especiais e ajustes para movimentá-la. Uma câmera de um filme normal de 35 mm, em comparação, pesa apenas 18 kg.
  • O tamanho do filme - significa que a câmera consegue suportar apenas um cilindro de três minutos, que leva 20 minutos para ser recarregado.
  • O incrível detalhamento - em um filme desse tamanho significa que tudo na gravação precisa estar perfeito e cada imagem precisa ser impressionante. O público vê cada falha e uma imagem sem brilho desperdiça totalmente o potencial da mídia IMAX.

Segundo Lewis, "o custo e a complexidade de cada pedaço da produção física é um outro tipo de grandeza no IMAX". Além disso, "só existem duas câmeras IMAX de 3D no mundo, portanto, se houver um problema, você ficará esperando e gastando US$ 100 mil por dia do custo de produção".






Em um filme normal, dez cenas por dia é o comum. Quando falamos de IMAX, "três ou quatro por dia é como produzir na velocidade da luz", segundo Lewis. A câmera também é muito barulhenta. Os atores e a equipe assustavam-se com o barulho e em "Siegfried and Roy", os animais também se incomodaram com o barulho. Todo o trabalho de áudio precisa ser feito na pós-produção devido ao barulho da câmera no set de filmagem.

O tamanho e a claridade da tela significam que cada estrutura de um filme IMAX precisa ser perfeita. "Em filmes de 35 mm, você pode usar vários tipos de truques nos efeitos visuais, em coisas como chuva e escuridão", diz Michael Lewis. "No filme IMAX você vê tudo e tudo é real como em fotos. Existem telas IMAX 100+ em museus, então as coisas precisam ser os mais exatas possíveis. No caso de um dinossauro, você precisa se preocupar com a inclinação da narina e com a queda do dente. Ao colocar um dinossauro no chão, o olho percebe instantaneamente se algo não está perfeito".


Os desafios técnicos significam que um filme IMAX, que normalmente são de 40 ou 50 minutos, custa o mesmo que fazer um filme normal ou uma estréia teatral. Por exemplo, para se fazer o filme "T-REX", forma cinco meses de estudo para definir se era ou não possível fazer a preparação para a filmagem, 40 dias de gravações e 12 meses para terminar o filme na pós-produção. Os efeitos CG e os dinossauros consumiram aproximadamente 4 terabytes de espaço de disco.

Os custos de produção de um filme IMAX normal ficam entre US$ 3 milhões a US$ 8 milhões para um filme 2D, e entre US$ 8 milhões a US$ 15 milhões para um filme 3D, tendo estes filmes (3D) efeitos CG de ponta. Os filmes podem ser financiados pela IMAX ou por estúdios como o L-Squared Entertainment.




Apesar dos desafios, a experiência única do cinema IMAX faz de seus filmes uma mídia obrigatória para os diretores. Com o número dos cinemas aumentando mundialmente e com um crescimento rápido do público IMAX, é provável que vários filmes sejam criados com esta tecnologia nos próximos anos.



Fonte: How Stuff Works

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