Introdução
A
produção de um filme é um misto de arte e ilusão. O objetivo do cineasta é
fazer a audiência acreditar no universo criado por ele. Que pode ser muito
parecido com o nosso próprio, ou uma terra cheia de fantasia e imaginação. Mas
todos os elementos dessa ficção - dos prédios até os carros, passando pelo
conteúdo da geladeira do personagem principal - devem funcionar em conjunto
para contar uma história.
Imagem cedida pela Paramount Pictures / Credit: Industrial Light &
Magic© 2007
Dreamworks LLC. and Paramount Pictures.
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Rights Reserved.
Parte do
cenário construído para a filmagem do filme "Transformers"
Em
vez disso, o filme abre com uma tomada ampla mostrando Paris no fim do século 19. A seguir, vemos o
exterior de um precário prédio de apartamentos no agitado distrito de
Montmartre. A próxima tomada mostra um apartamento escuro e bagunçado,
mobiliado apenas com um colchão descoberto e iluminado por velas enfiadas em
garrafas de absinto vazias. Vemos livros de arte abertos, garrafas de vinho
abandonadas e ossos de galinha espalhados no piso de madeira todo manchado de
tinta. Vemos dúzias de pequenas telas semi-acabadas empilhadas nas paredes.
Mesmo
antes de encontrarmos Vincent, sabemos que ele vive nesse apartamento. O
cineasta estabeleceu um local e uma atmosfera palpável por meio de pesquisa
cuidadosa, construção de cenário meticulosa e decoração criativa.
Exatamente
como um cineasta planeja e projeta todos os cenários usados em um filme? O
quanto ele precisa construir a partir do rascunho e o quanto é recriado com a
ajuda de computadores? Quantas pessoas trabalham na construção do cenário e
quais são todas as suas diferentes responsabilidades?
Planejando a
construção do cenário do filme
O
planejamento para a construção de cenários de filmes começa meses ou mesmo anos
antes de um filme entrar em produção (em inglês). Tudo começa com o roteiro,
que inclui descrições de todos os cenários e locações que serão usados no
filme. Essas descrições podem ser generalizadas ou altamente detalhadas,
dependendo do roteirista.
Freqüentemente
uma das primeiras pessoas a ler o roteiro é o profissional responsável pelo
planejamento do filme, que usa as descrições de cenas do roteirista para dar
uma estimativa de quanto os cenários completos custarão. Ele também irá
procurar partes do roteiro em que efeito gerados por computador (em inglês)
serão mais viáveis do que a construção de cenários inteiros. Com base nessas
informações, os produtores podem criar um orçamento e procurar
patrocínio.
Depois
que um diretor é escolhido para o filme, ele começa a conversar sobre a melhor
forma de representar visualmente as locações presentes no roteiro. Um gerente
de locação é contratado para procurar locações internas e externas para
determinados cenários. O restante deverá ser construído a partir do rascunho em
um estúdio, num palco sonoro ou num terreno.
A
pesquisa é uma parte importante do estágio inicial do planejamento da
construção de cenários, principalmente para filmes que se passam no passado ou
no futuro. Os grandes estúdios usam pesquisadores em tempo integral para
encontrar desenhos de arquitetura, fotografias de arquivo e desenhos artísticos
de prédios e locais históricos. Se um filme é ambientado em um futuro distante,
os pesquisadores podem consultar especialistas em tecnologia e futurólogos que
podem trabalhar junto a desenhistas conceituais a fim de delinear os
arranha-céus e as estradas supersônicas do século 25.
A
produção trabalha com o diretor e o cinegrafista para estabelecer paletas de
cores, texturas, iluminação e composição que ajuda a narrar visualmente a
história. Se você pintar o cenário com cores brilhantes, por exemplo, isso
implica uma atmosfera leve e alegre. Cores planas e cinzentas criam uma
atmosfera estéril e sem vida.
A
pesquisa e as decisões de cores são usadas para finalizar desenhos conceituais,
esboços e até modelos em miniatura para cada cenário que precise ser
construídos. Nesse ponto, o designer trabalha junto ao produtor do filme (em
inglês) a fim de manter tudo dentro do orçamento. O tempo também é algo que
deve ser considerado. O designer deve garantir que tudo seja completado dentro
do prazo com a quantidade prevista de funcionários.
Quando
esboços, desenhos e modelos são aprovados, eles são entregues ao diretor de
arte, que supervisiona uma equipe de desenhistas que trabalham como arquitetos
dos cenários. Eles usam software CAD (computer-aided drafting - desenho
assistido por computador) para criar plantas detalhadas e tridimensionais das
estruturas finais.
Na
fase de planejamento, o diretor de arte precisa solicitar os acessórios mais
difíceis de encontrar (como, por exemplo, réplicas de aviões), contratar
escultores e outros artistas para criar obras de arte originais e fechar
contrato com empresas de efeitos especiais que criem pinturas digitais e
utilizem efeitos gerados por computador para complementar o cenário construído.
Com
as plantas em mãos, agora é hora de o gerente de construção começar a contratar
carpinteiros, pintores, gesseiros, equipe de arames, modelistas, artistas
cênicos e ajudantes de cena, que irão construir fisicamente o cenário da
filmagem. O objetivo é completar o projeto todo dentro do prazo, seguindo o
orçamento e de acordo com a visão específica do diretor.
Agora
veremos os diferentes aspectos do projeto e da construção do cenário.
Aspectos da
construção de cenários
A
construção do cenário é responsabilidade do departamento de arte, que é
normalmente o maior departamento trabalhando em um filme [fonte: Skillset.org
(em inglês)].
O
departamento de arte supervisiona tudo o que aparece na tela além dos próprio
atores. As responsabilidades do departamento de arte vão muito além da
construção de cenários, pois envolvem a criação de um mundo "real" e
detalhado.
Após
a estrutura básica de um cenário ser construída, ele precisa ser vestido. O
montador de cenário ou decorador de cenário é responsável pela mobília, papel
de parede, tapetes, utensílios, pinturas penduradas na parede, o piano no canto
- ou seja, cada objeto no cenário. Os montadores de cenários devem ter talento
para moda e design de interiores, mas também a capacidade de encontrar objetos
que digam algo sobre um personagem e que contribuam para a história.
Objetos para a construção de um dos cenários do The Hobbit
Mestres
de cena são responsáveis por todos os objetos manuseados pelos atores ou que
interagem com os atores. Em produções maiores, o mestre de cena pode trabalhar
com mestres de armas ou treinadores de animais que são especializados nessas
áreas. Alguns acessórios são tão essenciais para o personagem ou a história -
como o falcão em "O Falcão Maltês" ou o chicote de Indiana Jones, que
várias versões do acessório são feitas ou compradas para casos de emergências.
A
produção de um filme é um negócio. Cada filme tem um orçamento e o tamanho
desse orçamento determina as decisões mais importantes relacionadas à
construção do cenário. O planejador de produção e o diretor precisam encontrar
a melhor maneira de alcançar seus objetivos artísticos com o dinheiro
disponível.
Um
filme de baixo orçamento pode recriar uma aldeia japonesa da virada do século
filmando dentro de uma cabana de lenha adaptada. Já um filme com um grande
orçamento, pode construir a aldeia inteira a partir do zero, com detalhes
arquitetônicos historicamente apurados, como gado vivo e um rio artificial
correndo pelo centro da cidade.
O
orçamento também influencia na quantidade de efeitos especiais usados em um
filme. Na nova trilogia de "Star Wars", por exemplo, a produção
decidiu que seria mais barato - e mais impressionante visualmente - construir
modelos em escala de alguns dos mundos alienígenas em vez de criá-los
inteiramente com computadores.
No
filme "O Último Samurai", por outro lado, o roteiro incluía uma cena
em que o personagem principal saia de um bar e caminhava pelas ruas de San
Francisco do século 19. A
produção sabia que seria muito caro construir uma réplica em larga escala do
panorama da San Francisco histórica, então a filmagem da cena foi feita com uma
tela verde e o plano de fundo foi criado com uma pintura digital.
Agora
vamos ver alguns dos títulos de empregos específicos e responsabilidades
relacionadas à construção dos cenários de filmes.
Trabalhos na
construção de cenários de filmagem
O
planejador de produção é o responsável pelo departamento de arte, que emprega o
maior número de pessoas e ocupa a maior parte do orçamento em um longa
metragem. Ele deve ter várias habilidades - cineasta, artista, designer de
interiores - e também precisa de experiência em construção física, como
carpintaria, gessaria, solda e pintura. Além disso, deve ser capaz de trabalhar
com todos, desde os diretores até os produtores (em inglês) e o pessoal interno
do departamento de arte. Os planejadores de produção têm anos de experiência na
área, tendo trabalhado como diretores de arte, montadores de cenário e gerentes
de construção.
O
planejador de produção define a visão artística do filme, mas é trabalho do
diretor de arte concretizar essa visão. O diretor de arte comanda uma enorme
equipe de funcionários com responsabilidades diferentes. O diretor de arte
comanda uma equipe de desenhistas que traça os cenários, e então entrosa-se com
o gerente de construção para poder montá-los. O diretor de arte trabalha
juntamente aos montadores de cenários e diretores de cena a fim de concretizar
a visão do planejador de produção. O diretor de arte também é o contato para
todos os serviços de efeitos especiais terceirizados. Ele também precisa
consultar contadores e produtores para garantir que a produção permaneça dentro
do orçamento.
Os
gerentes de construção estão encarregados de tudo que se relaciona com a
construção física dos cenários. Eles são parte do projeto de planejamento
inicial e ajudam o planejador de produção a decidir quantos cenário precisam
ser construídos e quanto eles custarão. O gerente de construção contrata todos
os supervisores e funcionários qualificados do departamento de construção e é responsável
por solicitar todos os suprimentos, além de negociar os melhores preços. Ele
também é encarregado de transportar suprimentos para locais de filmagem e pela
desmontagem do cenário após o fim das filmagens. Os gerentes de construção têm
anos de experiência como carpinteiros, pintores, membros da equipe de fios,
soldadores e gesseiros (a maioria também tem experiência em construções fora
dos filmes). O gerente de construção tem a difícil tarefa de ser a ligação
entre os artistas e os trabalhadores da construção - uma responsabilidade que
exige excelente comunicação e habilidades interpessoais.
Montadores
de cenários ou decoradores são responsáveis por montar todos os elementos de
design de um cenário que não sejam enviados. Eles precisam trabalhar junto ao
planejador de produção e o diretor de arte para encontrar acessórios, mobília,
decoração e pequenos detalhes físicos que povoam o mundo ficcional do filme.
Uma das principais preocupações dos montadores de cenário é a continuidade. Se
existem diversas cenas no mesmo local, então todos os elementos do cenário
devem estar no mesmo lugar. O montadores de cenário trabalham com o mestre de
cena a fim de garantir que o copo de um ator esteja cheio até o mesmo nível em
cada tomada, ou que um travesseiro arremessado não desapareça misteriosamente
de uma tomada para outra.
Harry Potter
Depois de gravadas as cenas, as imagens foram inseridas digitalmente no filme. Trabalharam na construção 86 artistas, além de auxiliares.
Mas
isso é apenas uma fração das centenas de empregos necessários para construir um
cenário de filmagem. Por exemplo, somente no departamento de pintura, há um
supervisor do departamento, um pintor supervisor, pintores regulares e pintores
de reserva. No departamento de arte há supervisores, assistentes, reservas e
funcionários de todos os tipos. Os horários nos cenários de filmagens são
irregulares e muito extensos, mas o trabalho pode ser tremendamente criativo e
satisfatório.
FONTE: How Stuff Works
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