segunda-feira, 10 de março de 2014

Construindo Cenários de Filmes



Introdução

A produção de um filme é um misto de arte e ilusão. O objetivo do cineasta é fazer a audiência acreditar no universo criado por ele. Que pode ser muito parecido com o nosso próprio, ou uma terra cheia de fantasia e imaginação. Mas todos os elementos dessa ficção - dos prédios até os carros, passando pelo conteúdo da geladeira do personagem principal - devem funcionar em conjunto para contar uma história.

Como a filmagem é um meio predominantemente visual, tudo o que aparece na tela tem um papel importante em nos mostrar exatamente quem os personagens são e como é o mundo deles. O cérebro humano processa pistas visuais mais rápido do que informação verbal, portanto, se um cineasta quer dizer ao público que o personagem principal é um artista batalhador, ele não precisa abrir o filme com uma voz dizendo: "Meu nome é Vincent e eu sou um artista batalhador".


Imagem cedida pela Paramount Pictures / Credit: Industrial Light & Magic© 2007
Dreamworks LLC. and Paramount Pictures. All Rights Reserved.

Parte do cenário construído para a filmagem do filme "Transformers"


Em vez disso, o filme abre com uma tomada ampla mostrando Paris no fim do século 19. A seguir, vemos o exterior de um precário prédio de apartamentos no agitado distrito de Montmartre. A próxima tomada mostra um apartamento escuro e bagunçado, mobiliado apenas com um colchão descoberto e iluminado por velas enfiadas em garrafas de absinto vazias. Vemos livros de arte abertos, garrafas de vinho abandonadas e ossos de galinha espalhados no piso de madeira todo manchado de tinta. Vemos dúzias de pequenas telas semi-acabadas empilhadas nas paredes.

Mesmo antes de encontrarmos Vincent, sabemos que ele vive nesse apartamento. O cineasta estabeleceu um local e uma atmosfera palpável por meio de pesquisa cuidadosa, construção de cenário meticulosa e decoração criativa.

Exatamente como um cineasta planeja e projeta todos os cenários usados em um filme? O quanto ele precisa construir a partir do rascunho e o quanto é recriado com a ajuda de computadores? Quantas pessoas trabalham na construção do cenário e quais são todas as suas diferentes responsabilidades? 

Planejando a construção do cenário do filme

O planejamento para a construção de cenários de filmes começa meses ou mesmo anos antes de um filme entrar em produção (em inglês). Tudo começa com o roteiro, que inclui descrições de todos os cenários e locações que serão usados no filme. Essas descrições podem ser generalizadas ou altamente detalhadas, dependendo do roteirista.

Freqüentemente uma das primeiras pessoas a ler o roteiro é o profissional responsável pelo planejamento do filme, que usa as descrições de cenas do roteirista para dar uma estimativa de quanto os cenários completos custarão. Ele também irá procurar partes do roteiro em que efeito gerados por computador (em inglês) serão mais viáveis do que a construção de cenários inteiros. Com base nessas informações, os produtores podem criar um orçamento e procurar patrocínio.

Depois que um diretor é escolhido para o filme, ele começa a conversar sobre a melhor forma de representar visualmente as locações presentes no roteiro. Um gerente de locação é contratado para procurar locações internas e externas para determinados cenários. O restante deverá ser construído a partir do rascunho em um estúdio, num palco sonoro ou num terreno.

A pesquisa é uma parte importante do estágio inicial do planejamento da construção de cenários, principalmente para filmes que se passam no passado ou no futuro. Os grandes estúdios usam pesquisadores em tempo integral para encontrar desenhos de arquitetura, fotografias de arquivo e desenhos artísticos de prédios e locais históricos. Se um filme é ambientado em um futuro distante, os pesquisadores podem consultar especialistas em tecnologia e futurólogos que podem trabalhar junto a desenhistas conceituais a fim de delinear os arranha-céus e as estradas supersônicas do século 25.

A produção trabalha com o diretor e o cinegrafista para estabelecer paletas de cores, texturas, iluminação e composição que ajuda a narrar visualmente a história. Se você pintar o cenário com cores brilhantes, por exemplo, isso implica uma atmosfera leve e alegre. Cores planas e cinzentas criam uma atmosfera estéril e sem vida.

A pesquisa e as decisões de cores são usadas para finalizar desenhos conceituais, esboços e até modelos em miniatura para cada cenário que precise ser construídos. Nesse ponto, o designer trabalha junto ao produtor do filme (em inglês) a fim de manter tudo dentro do orçamento. O tempo também é algo que deve ser considerado. O designer deve garantir que tudo seja completado dentro do prazo com a quantidade prevista de funcionários.

Quando esboços, desenhos e modelos são aprovados, eles são entregues ao diretor de arte, que supervisiona uma equipe de desenhistas que trabalham como arquitetos dos cenários. Eles usam software CAD (computer-aided drafting - desenho assistido por computador) para criar plantas detalhadas e tridimensionais das estruturas finais.

Na fase de planejamento, o diretor de arte precisa solicitar os acessórios mais difíceis de encontrar (como, por exemplo, réplicas de aviões), contratar escultores e outros artistas para criar obras de arte originais e fechar contrato com empresas de efeitos especiais que criem pinturas digitais e utilizem efeitos gerados por computador para complementar o cenário construído.

Com as plantas em mãos, agora é hora de o gerente de construção começar a contratar carpinteiros, pintores, gesseiros, equipe de arames, modelistas, artistas cênicos e ajudantes de cena, que irão construir fisicamente o cenário da filmagem. O objetivo é completar o projeto todo dentro do prazo, seguindo o orçamento e de acordo com a visão específica do diretor.

Agora veremos os diferentes aspectos do projeto e da construção do cenário.

Aspectos da construção de cenários

A construção do cenário é responsabilidade do departamento de arte, que é normalmente o maior departamento trabalhando em um filme [fonte: Skillset.org (em inglês)].

O departamento de arte supervisiona tudo o que aparece na tela além dos próprio atores. As responsabilidades do departamento de arte vão muito além da construção de cenários, pois envolvem a criação de um mundo "real" e detalhado.

Após a estrutura básica de um cenário ser construída, ele precisa ser vestido. O montador de cenário ou decorador de cenário é responsável pela mobília, papel de parede, tapetes, utensílios, pinturas penduradas na parede, o piano no canto - ou seja, cada objeto no cenário. Os montadores de cenários devem ter talento para moda e design de interiores, mas também a capacidade de encontrar objetos que digam algo sobre um personagem e que contribuam para a história.

Objetos para a construção de um dos cenários do The Hobbit


Mestres de cena são responsáveis por todos os objetos manuseados pelos atores ou que interagem com os atores. Em produções maiores, o mestre de cena pode trabalhar com mestres de armas ou treinadores de animais que são especializados nessas áreas. Alguns acessórios são tão essenciais para o personagem ou a história - como o falcão em "O Falcão Maltês" ou o chicote de Indiana Jones, que várias versões do acessório são feitas ou compradas para casos de emergências.

A produção de um filme é um negócio. Cada filme tem um orçamento e o tamanho desse orçamento determina as decisões mais importantes relacionadas à construção do cenário. O planejador de produção e o diretor precisam encontrar a melhor maneira de alcançar seus objetivos artísticos com o dinheiro disponível.

Um filme de baixo orçamento pode recriar uma aldeia japonesa da virada do século filmando dentro de uma cabana de lenha adaptada. Já um filme com um grande orçamento, pode construir a aldeia inteira a partir do zero, com detalhes arquitetônicos historicamente apurados, como gado vivo e um rio artificial correndo pelo centro da cidade.

O orçamento também influencia na quantidade de efeitos especiais usados em um filme. Na nova trilogia de "Star Wars", por exemplo, a produção decidiu que seria mais barato - e mais impressionante visualmente - construir modelos em escala de alguns dos mundos alienígenas em vez de criá-los inteiramente com computadores.

No filme "O Último Samurai", por outro lado, o roteiro incluía uma cena em que o personagem principal saia de um bar e caminhava pelas ruas de San Francisco do século 19. A produção sabia que seria muito caro construir uma réplica em larga escala do panorama da San Francisco histórica, então a filmagem da cena foi feita com uma tela verde e o plano de fundo foi criado com uma pintura digital.

Agora vamos ver alguns dos títulos de empregos específicos e responsabilidades relacionadas à construção dos cenários de filmes.

Trabalhos na construção de cenários de filmagem

O planejador de produção é o responsável pelo departamento de arte, que emprega o maior número de pessoas e ocupa a maior parte do orçamento em um longa metragem. Ele deve ter várias habilidades - cineasta, artista, designer de interiores - e também precisa de experiência em construção física, como carpintaria, gessaria, solda e pintura. Além disso, deve ser capaz de trabalhar com todos, desde os diretores até os produtores (em inglês) e o pessoal interno do departamento de arte. Os planejadores de produção têm anos de experiência na área, tendo trabalhado como diretores de arte, montadores de cenário e gerentes de construção.

O planejador de produção define a visão artística do filme, mas é trabalho do diretor de arte concretizar essa visão. O diretor de arte comanda uma enorme equipe de funcionários com responsabilidades diferentes. O diretor de arte comanda uma equipe de desenhistas que traça os cenários, e então entrosa-se com o gerente de construção para poder montá-los. O diretor de arte trabalha juntamente aos montadores de cenários e diretores de cena a fim de concretizar a visão do planejador de produção. O diretor de arte também é o contato para todos os serviços de efeitos especiais terceirizados. Ele também precisa consultar contadores e produtores para garantir que a produção permaneça dentro do orçamento.

Os gerentes de construção estão encarregados de tudo que se relaciona com a construção física dos cenários. Eles são parte do projeto de planejamento inicial e ajudam o planejador de produção a decidir quantos cenário precisam ser construídos e quanto eles custarão. O gerente de construção contrata todos os supervisores e funcionários qualificados do departamento de construção e é responsável por solicitar todos os suprimentos, além de negociar os melhores preços. Ele também é encarregado de transportar suprimentos para locais de filmagem e pela desmontagem do cenário após o fim das filmagens. Os gerentes de construção têm anos de experiência como carpinteiros, pintores, membros da equipe de fios, soldadores e gesseiros (a maioria também tem experiência em construções fora dos filmes). O gerente de construção tem a difícil tarefa de ser a ligação entre os artistas e os trabalhadores da construção - uma responsabilidade que exige excelente comunicação e habilidades interpessoais.

Montadores de cenários ou decoradores são responsáveis por montar todos os elementos de design de um cenário que não sejam enviados. Eles precisam trabalhar junto ao planejador de produção e o diretor de arte para encontrar acessórios, mobília, decoração e pequenos detalhes físicos que povoam o mundo ficcional do filme. Uma das principais preocupações dos montadores de cenário é a continuidade. Se existem diversas cenas no mesmo local, então todos os elementos do cenário devem estar no mesmo lugar. O montadores de cenário trabalham com o mestre de cena a fim de garantir que o copo de um ator esteja cheio até o mesmo nível em cada tomada, ou que um travesseiro arremessado não desapareça misteriosamente de uma tomada para outra.

Harry Potter
Depois de gravadas as cenas, as imagens foram inseridas digitalmente no filme. Trabalharam na construção 86 artistas, além de auxiliares.



Mas isso é apenas uma fração das centenas de empregos necessários para construir um cenário de filmagem. Por exemplo, somente no departamento de pintura, há um supervisor do departamento, um pintor supervisor, pintores regulares e pintores de reserva. No departamento de arte há supervisores, assistentes, reservas e funcionários de todos os tipos. Os horários nos cenários de filmagens são irregulares e muito extensos, mas o trabalho pode ser tremendamente criativo e satisfatório.


FONTE: How Stuff Works

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