quarta-feira, 26 de março de 2014

O Que é Filme Noir?


O filme noir é um gênero cinematográfico que surgiu nos anos 1940 nos Estados Unidos em que predominam elementos como heróis cínicos, uso frequente de flashbacks, tramas intrincadas, atitudes existencialistas e um visual caracterizado pelas imagens de alto contraste e com sombras dramáticas. 

Nos primeiros filmes noir, predominaram as histórias policiais em que geralmente um  detetive particular é o protagonista, responsável por narrativas em tom confessional e com tomadas de câmera feitas a partir de seu ponto de vista. O gênero inspirou-se na produção literária dos maiores escritores do romance policial, como Raymond Chandler e Dashiel Hammett. 

O filme noir clássico foi produzido nas décadas de 1940 e 1950, basicamente nos Estados Unidos, por diretores como Orson Welles, John Huston e Otto Preminger. 


Cena do Filme "O Falcão Maltês"

Entre as principais obras do gênero estão "O Falcão Maltês" (direção de John Huston, 1940), "Até a vista, querida" (direção de Edward Dmytryk, 1944), "Crepúsculo dos Deuses"(direção de Bily Wilder, 1950) e "A Marca da Maldade"(direção de Orson Welles, 1958). 

Abaixo temos alguns filmes noir do período clássico:

  • Lolita (1962)
  • Stranger on the Third Floor (1940)
  • The Maltese Falcon (1941)
  • This Gun for Hire (1942)
  • Shadow of a Doubt (1943)
  • Murder, My Sweet (1944)
  • Laura (1944)
  • Double Indemnity (1944)
  • The Woman in the Window (1944)
  • Detour (1945)
  • Mildred Pierce (1945)
  • The Big Sleep (1946)
  • Gilda (1946)
  • The Killers (1946)
  • The Lady from Shanghai (1947)
  • Kiss of Death (1947)
  • Out of the Past (1947)
  • Force of Evil (1948)
  • Key Largo (1948)
  • Criss Cross (1949)
  • The Third Man (1949)
  • White Heat (1949)
  • The Asphalt Jungle (1950)
  • Night and the City (1950)
  • Sunset Boulevard (1950)
  • The Enforcer (1951)
  • Strangers on a Train (1951)
  • On Dangerous Ground (1952)
  • Clash by Night (1952)
  • Pickup on South Street (1953)
  • The Big Heat (1953)
  • Kiss Me Deadly (1955)
  • The Night of the Hunter (1955)
  • The Killing (1956)
  • Sweet Smell of Success (1957)
  • Touch of Evil (1958)

Alguns diretores associados ao período clássico do film noir: Edgar G. Ulmer, Jules Dassin, Edward Dmytryk, John Farrow, Samuel Fuller, Henry Hathaway, Alfred Hitchcock, John Huston, Phil Karlson, Fritz Lang, Joseph H. Lewis, Anthony Mann, Otto Preminger, Nicholas Ray, Robert Siodmak, Orson Welles, Billy Wilder e Robert Wise.


John Huston


Caracteristicas dos filmes Noir:


Estilo visual

Os film noirs tendem a utilizar sombras dramáticas, alto contraste, iluminação low key (que tenta cirar cenas em chiaroscuro) e película em preto-e-branco, resultando numa razão de 10:1 do escuro para o claro, ao contrário da razão de 3:1, dos filmes tradicionais. Muitos films noirs foram filmados em locações reais, durante a noite. Sombras de venezianas sobre o rosto de um ator enquanto ele olha através da janela são um ícone visual no film noir, já tendo se tornado um cliché.
O film noir também é conhecido pelo uso de ângulos de câmera não-convencionais e lentes grande-angulares. Outros dispositivos de desorientação utilizados nos film noirs incluem pessoas filmadas em espelhos, ou contra múltiplos espelhos, filmagens através de vidros, e múltiplas exposições.

Situação geral

O film noir apresenta personagens desesperados num universo desapiedado. Crime, geralmente assassinato, é um elemento que permeia a maioria dos films noirs, geralmente carregados de ciúmes, corrupção e fraqueza moral. A maioria dos films noirs contém certos personagens arquétipos (femme-fatales, policiais corruptos, maridos ciumentos, corretores de seguros e bodes expiatórios), locações famosas (Los Angeles, New York e San Francisco), e temática recorrente nos roteiros (tramas de assaltos, histórias de detetives, filmes de gangsters e de julgamentos).

Moralidade

A moral no film noir tende a ser ambígua e relativa. Os personagens podem aderir a determinado objetivo moral, mas sempre apresentam um comportamento do tipo "o fim justifica os meios". Por exemplo, no filme The Stranger, o detetive está tão obcecado em investigar um criminoso nazista que coloca a vida de outras pessoas em risco para alcançar seu objetivo.

Referência: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário