Se a sua principal fonte de informação é a revista People, é provável que você pense que todo mundo em Hollywood é podre de rico. Mas a renda média semanal das pessoas que trabalhavam na indústria de cinema em 2006 era de US$593, apenas US$25 a mais do que a média de salário semanal de todas as outras indústrias [fonte: U.S. Bureau of Labor Statistics].
Isso não quer dizer que fazer filmes não seja lucrativo. Pode ser.
Produtor
Este é um dos títulos mais “vagos” em Hollywood. Afinal, ser produtor pode significar trabalhar como escritor, investidor, criador, gerente ou tudo isso. No filme, o produtor chefe é chamado de produtor executivo e é responsável por toda e qualquer fase da filmagem: pré-produção, produção e pós-produção.
Na fase de pré-produção, o produtor lê os scripts e recebe as ideias que vem dos escritores, diretores e agentes. Depois de escolher a ideia principal, o produtor precisa arrecadar dinheiro para financiar o projeto. Uma das formas é obter o apoio de um grande estúdio de cinema. Outra é serindependente e buscar por investidores individuais.
O produtor está constantemente em contato com a toda a equipe
Depois disso o produtor precisa contratar um roteirista, um diretor, equipe de produção, elenco, diretores de arte, equipes de câmera e iluminação e editores.
É o trabalho do produtor que assegura que o projeto permaneça dentro do orçamento durante a produção e pós-produção. Um bom produtor não faz apenas bons filmes, mas faz também o dinheiro dos investidores render.
Assim como a grande maioria dos empregos na indústria do cinema, os produtores trabalham de seu modo. Você pode começar como um assistente de produção ou leitor de roteiro, aprendendo como identificar uma boa ideia e fazer usufruto da mesma. Ou você pode simplesmente pular essas etapas e aprender através de tentativas e erros, fazendo filmes pequenos e com um baixo orçamento até chegar aos maiores.
Segundo os números, no ano de 2006 do Bureau of Labor Statistics, a média anual de salário de um produtor de cinema era de US$ 92.920.
Diretor
Os diretores supervisionam a parte artística do filme. Eles não se envolvem na parte financeira das filmagens, a não ser que assumam múltiplas funções como um diretor-produtor.
Na fase de pré-produção o diretor trabalha muito perto do roteirista e do produtor para descobrir a melhor maneira de representar visualmente o roteiro e seus temas. Um diretor experiente costuma ter uma lista de cinegrafistas preferidos, diretores de arte, operadores de câmeras, diretores de elenco e até mesmo de atores. Mesmo que o produtor seja o responsável pelas contratações e locais onde o filme será rodado, é o diretor quem tem a palavra final.
Durante as filmagens o diretor indica aos atores sobre qual a melhor forma de expressar suas falas e emoções. Ele trabalha com cinematógrafo para assegurar que a ação está sendo fiel ao texto e artisticamente gravada. E ele decide quantas tomadas são necessárias antes que a equipe passe para a próxima cena.
Na pós-produção o diretor senta-se com o editor e juntos eles terminam de montar o filme. Ele trabalha com um compositor e diretor de música para criar a trilha sonora da história. E finalmente, depois de meses ou anos de trabalho, ele tem o filme pronto.
Para obter sucesso como diretor é preciso ter uma visão persistente e a habilidade de colaborar com um grande time. Todos precisam ter um profundo entendimento da história do filme e técnica. Os diretores normalmente iniciam suas carreiras em projetos pequenos e independentes, algumas vezes fazendo parte dos programas de cinema da escola.
O Bureau of Labor Statistics agrega os valores dos produtores e diretores, então a média de salário anual de diretores de filme em 2006 também foi de US$ 92.920.
Roteirista
Existem diversas maneiras de um roteirista se envolver em um projeto de um filme. Uma delas é escrever um roteiro completo. A ideia é escrever primeiramente o roteiro e então vendê-lo aos agentes e produtores que por sua vez podem contratá-lo ou apenas comprar o roteiro para continuar a desenvolvê-lo posteriormente.
Os roteiristas podem escrever o roteiro completo ou não
Roteiristas experientes nem mesmo precisam escrever o roteiro completo. Através de seus agentes eles podem apenas tentar vender a ideia principal do roteiro. O produtor então pode decidir entre comprar apenas a ideia ou contratar o roteirista para que ele escreva todo o roteiro ou faça pequenos ajustes nele.
Alguns roteiristas são contratados um pouco mais tarde dentro do processo, depois que os produtor e o diretor já desenvolveram uma ideia. O roteirista também pode ser solicitado para escrever uma adaptação de um trabalho já existente, como uma novela. Ou mesmo adicionar mais piadas ou um diálogo mais realista a um roteiro já pronto. Em grandes estúdios de filmes é comum vários roteiristas terem seus nomes ligados aos créditos do roteiro do mesmo filme.
Alguns roteiristas iniciam suas carreiras como dramaturgos, jornalistas, novelistas ou outros profissionais de letras, enquanto outros começam logo de cara a escrever para o cinema e televisão. Trata-se de uma indústria bastante fechada, então ajuda se você tiver alguns bons contatos.
As estatísticas do BLS para 2006 apresentaram uma média salarial dos roteiristas de US$ 92.250, acima até mesmo dos diretores e produtores juntos. Isso ocorre provavelmente porque há menos do que 2 mil roteiristas se compararmos aos cerca de 22 mil produtores e diretores de filmes [fonte:U.S. Bureau of Labor Statistics - em inglês].
Editores de Filmes e Videos
Os editores realizam um dos trabalhos mais importantes, porém menos glamurosos de Hollywood. É comum os diretores terem em mãos centenas de horas de gravações que precisam ser cortadas e editadas em um filme que deve durar em torno de 90 minutos. Um editor qualificado selecionará as cenas e tomadas individuais que melhor contam a história de acordo com a visão específica do diretor.
Os editores trabalham horas e horas editando as melhores cenas
Os editores passam seus dias (e algumas noites também) na frente de um computador cortando segundos de tomadas e editando o áudio cuidadosamente. Grandes projetos de filmes empregam muitos e diferentes editores, cada um com um tarefa específica (editor de corte, editor de diálogo, editor de efeitos especiais, etc.).
De acordo com o BLS, a média de salário anual de um editor de filme é de US$68.980.
Atores
Os atores são o elo entre a visão do diretor, as palavras do roteirista e o público. Ser um ator requer consciência e controle de movimentos e expressões que podem levar anos de formação. Os atores de maior sucesso, no entanto, parecem não estar atuando. Eles “entram” de cabeça nas mentes e corpos de seus personagens.
Infelizmente, a maioria deles não consegue ganhar a vida apenas do trabalho como atores. A média dos membros do Screen Actor´s Guild recebe apenas US$5.000 por ano. Muitos atores trabalham também em restaurantes que permitem que eles trabalhem apenas de noite e estejam disponíveis durante o dia para testes.
De acordo com o BLS, a média de salário por hora de um ator é de US$10,69. O mínimo que um ator (com falas) pode receber por um dia de trabalho de acordo com a SAG é US$759. É claro, os atores que estão no topo chegam a receber US$20 milhões por um único filme. Mas isso acontece com cerca de 50 dos 100 mil membros da SAG que são cadastrados como atores [fonte: U.S. Bureau of Labor Statistics - em inglês].
Robert Downey Jr
Robert faturou $ 50 Milhões de dólares em Os Vingadores.
Os demais atores de Os Vingadores – Chris Hemsworth, Chris Evans, Jeremy Renner e Mark Ruffalo – ficaram com cerca de 3 milhões de dólares cada.
Abaixo temos uma lista dos 10 atores que mais lucraram em 2013, segundo a revista Forbes:
1. Dwayne Johnson - $ 1.300 milhões
2. Robert Downey Jr. - $ 1.200 milhões
3. Steve Carell - $ 964.000.000
4. Vin Diesel - $ 887.000.000
5. Sandra Bullock - $ 862,000,000
6. Paul Walker - 789 milhões dólares
7. Billy Crystal - 743,000 mil dólares
7. John Goodman - 743.000.000 $
9. Chris Hemsworth - 701.000.000 $
10. Jennifer Lawrence - $ 700.000.000
FONTE: How Stuff Works
Nenhum comentário:
Postar um comentário