quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Diretor: George Méliès (1861-1938)




Os irmãos Lumiére, podem terem sido os primeiros a criar um curta metragem, mas eles eram mais para o lado de documentários. Já Méliès, foi o primeiro a criar um filme com fantasia, dizem que ele estava presente na primeira apresentação do cinematografo, (invenção dos Lumiére), e que tentou compra-lo, mas sem sucesso.

George Méliès era mágico profissional, e em 1896, já conseguiu mostrar o seu poder de criar ilusões cinematográficas. Um ano depois, montou um estúdio no terraço de um prédio na cidade de Montreuil, Paris, e chamava atores para atuarem diante de um fundo pintado. Méliès aplicava efeitos visuais com base no corte seco e na fotografia stop motion, os primeiros filmes de fantasia, de que se tem notícia, foram realizados com as trucagens dele.

Em 1913, Méliès foi a falência, e começou a vender brinquedos na estação de Montparnasse. Ele tinha feito cerca de 500 filmes em celulose, que foram derretidos (a maioria) pelo exército Francês, para fazer botas para os soldados na primeira guerra mundial.



O Filme As Invenções de Hugo Cabret (2011), retrata essa fase final da vida de Méliès, esse filme ganhou vários oscars, e para os amantes do cinema, é indispensável.

O Primeiro filme de Méliès que se tornou famoso, e trouxe uma evolução para a época, foi Viagem A Lua ( Le Voyage Dans La Lune), com 14 minutos de duração, Méliès acerta uma bala no olho da lua.


Referências: Almanaque do Cinema - Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
Fonte das Imagens: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário